quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Velocidade X Veracidade



Uma das notáveis interfaces da comunicação atual trata da questão da velocidade e veracidade da notícia por meio da nova mídia, a web.
A sociedade demanda cada vez mais notícias em um menor espaço de tempo, fator que obriga os veículos de comunicação a se adaptarem à esse formato.
A necessidade dos veículos em conseguir o furo de reportagem, a transposição da mensagem, a surpresa na revelação dos fatos e o exagero no teor sensacionalista, diminuem a confiabilidade das informações.
Quando essa idéia se perde, logo assumimos o papel de emissor adaptando a mensagem original. Isso feito, cada um assume as suas verdades e se distancia dos fatos verídicos.
Com a internet, a idéia de culpado desaparece e surge a idéia de cúmplices do processo de transmissão.
Alguns cases podem explicam muito bem o que ocorre no cenário atual, como por exemplo, o fato ocorrido no início deste ano, quando os sites de notícias divulgaram em suas páginas a informação de que um avião havia caído em Moema, sendo que na realidade tratava-se de um incêndio em uma fábrica de colchões.
A notícia causou grande alarde na cidade, tudo pelo anseio de vender notícias a qualquer custo ignorando a profundidade da informação.
Outro exemplo desse paradigma é o case do ataque ao World Trade Center nos USA, a internet pela sua velocidade foi a primeira mídia a informa a sociedade do que estava acontecendo em tempo real, permitindo atualizados instantâneas.
Sendo assim, a velocidade e a veracidade se fundem e são essenciais e inevitáveis na comunicação dos dias de hoje.

Nenhum comentário: